line-up 2024
XX festival santa maria blues
18 DE JULHO
ROBBERT DUIJF BAND (HOL)
Robbert traz a sua música com uma voz pura, sincera e cheia de paixão.
Nos seus concertos estabelece uma conexão profunda com o seu público através das suas mensagens.
A solo, em duo com o seu filho mais velho Robin ou em banda, traz-nos uma nova visão de blues com uma energia refrescante. A sua música tem como inspiração e influência uma mistura de Gospel e Delta Blues, com uma pitada de Folk anglo-americano como Charley Patton, Skip James e Willie Dixon.
Banda vencedora da 12ª Edição do European Blues Challenge 2024, contam com o lançamento mais recente do single “Love to See You Cry” e “Change Myself (Vinyl) Jazzism: “That you will happily turn over the LP again.” (2023).
HOLANDA
22:30h
WEBSITE
GRINGO'S WASHBOARD BAND (POR)
A Gringo’s Washboard Band é uma banda que se destaca pela sua paixão pela música tradicional de New Orleans. Com uma abordagem sofisticada, incorporam elementos únicos nas suas composições, que resultam num som cativante e autêntico.
A história remonta a 2013, quando Guto Krainski, um visionário fundador e percussionista habilidoso, decidiu formar uma banda que celebrasse a rica cultura musical de New Orleans.
A washboard, também conhecida como tábua de lavar, tem suas origens nos ritmos afro-americanos do início do século XX e desempenhou um papel importante no desenvolvimento da música de New Orleans. Com habilidade e maestria, Guto traz vida a esse instrumento singular, adicionando um toque autêntico e vibrante às performances da banda.
É atualmente considerada a banda mais conceituada em Portugal no que diz respeito ao Blues, com um repertório cuidadosamente escolhido consoante o espetáculo que querem proporcionar. A sua alegria e diversão na execução são apenas alguns dos ingredientes que tornam os seus concertos incríveis.
Vencedores da 2ª Edição do Portugal Blues Challenge em 2023, ficaram no ano seguinte em terceiro lugar na 12ª edição do European Blues Challenge.
PORTUGAL
00:15h
WEBSITE
DJ WISE GUY (POR)
Nuno Melo AKA Wise Guy – A sua paixão pela música nasceu ao virar do milénio e, desde então, tornou-se um experiente e flexível DJ, tendo atuado já, em diversos festivais e discotecas, de norte a sul do país.
PORTUGAL
02:00h
WEBSITE
19 DE JULHO
JUSTINA LEE BROWN (NIG)
Justina Ogunlolu é uma cantora e compositora nigeriana. Em criança, lutava pela sua sobrevivência nas ruas da cidade de Lagos com a sua mãe adolescente, e foi a música que lhe deu força para ultrapassar a sua situação de pobreza.
A sua música é interpretada como um Funky Soul Blues, com uma fusão de Afrobeat. Em palco, Justina transmite uma força grandiosa que a torna autêntica. Ao longo das suas performances, traz-nos a real magia da sua música e da sua história de vida, onde a artista tem voz ativa na luta contra a pobreza.
Em 2019 lança o álbum “Black & White Feeling”, e em 2023 o “Lost Child”.
Com a sua banda, Lee Brown venceu o Swiss Blues Challenge em 2019, alcançando posteriormente em 2020 as semifinais do International Blues Challenge em Memphis nos Estados Unidos. Em 2022 vence o European Blues Challenge na Suíça, sendo nomeada nesse mesmo ano para o Swiss Blues Award.
NÍGERIA
22:30h
WEBSITE
SUGAR BLUE (EUA)
James Whiting, nascido e criado em Nova Iorque, é considerado o Jimmy Hendrix da Harmónica.
Este vencedor de um Grammy não é um típico bluesman. Não foi criado numa quinta no sul dos Estados Unidos, mas sim em Harlem, Nova Iorque. Não cresceu com o Blues à sua volta, mas fez disso uma vantagem no seu estilo musical, criando um Blues ultra moderno.
É considerado um dos primeiros pirotécnicos da harmónica, utilizando efeitos eletrónicos e respiração circular, o que torna a sua música singular e visionária.
Sugar já tocou e gravou com artistas que variam desde Stan Getz, Frank Zappa e Bob Dylan. Destaca-se a sua colaboração com os Rolling Stones com o álbum “Some Girls” de 1978, que o elevou ao estrelato.
Em 1985 recebeu o Grammy de Melhor Álbum de Blues Tradicional com “Blues Explosion”. Possui uma vasta discografia, sendo o seu último trabalho realizado em 2019 com “Colours”.
ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA
00:15h
WEBSITE
DJ HÉLDER F. (POR)
Hélder F. uma das principais referências nas pistas de dança de Santa Maria, desde sempre influenciado por boa música e por músicos, iniciou-se na bateria aos 14 anos, e mais tarde, descobriu a sua paixão pelo Djing. Desde então tem desenvolvido a sua vocação nessa área, sempre em evolução.
PORTUGAL
02:00h
WEBSITE
20 DE JULHO
BABA SISSOKO & THE MEDITERRANEAN BLUES (MAL)
Baba Sissoko é um multi-instrumentista e vocalista do Mali, conhecido pelo seu trabalho com instrumentos como o tamani e o ngoni juntando assim elementos da sua terra natal com os blues, jazz e o rock.
Na sua música existe uma grande influência no Amadran, uma estrutura musical repetitiva e hipnótica de Mali segundo a qual nasceram os Blues. Baba é conhecido por integrar ritmos e melodias tradicionais de Mali nas suas músicas criando assim efeitos musicais fantásticos, chegando a ser considerado o melhor músico de jazz africano em 2018.
MALI
22:00h
WEBSITE
BOBBY RUSH (EUA)
Bobby Rush é um artista com uma energia e estilo único de performance no auge dos seus 90 anos. A revista Rolling Stone considera-o como o “Rei do Circuito Chitlin’” pela frequência com que está em digressão e pelas fortes vibrações transmitidas pelos seus concertos.
Um artista altamente reconhecido no panorama do Blues, onde obteve 7 nomeações para os Grammys, vencendo três. O seu último foi adquirido em 2024, em que o seu álbum “All My Love For You” vence na categoria de “Best Traditional Blues Album”. Além disso, Rush já venceu 13 Blues Music Awards, incluindo B.B. King Entertainer of the Year e Álbum do ano.
Em 2006, entrou no Blues Hall of Fame da Blues Foundation. Em 2007, ele lançou seu vigésimo segundo álbum “Raw”, e ganhou o prêmio de Artista Masculino do Ano do Soul Blues no Blues Music Awards. Bobby foi o primeiro bluesman a atuar na Grande Muralha da China, atraindo mais de 40 mil espectadores e dando o título “Friendship Ambassador to the Great Wall of China”.
A Rolling Stone nomeou o LP de 1979 “Rush Hour” como um dos 10 melhores álbuns de blues da década de 1970.
ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA
23:45h
WEBSITE
SARI SCHORR (EUA)
Sari Schorr é uma das grandes estrelas do rock blues, conhecida por ter uma voz com um alcance que ultrapassa os blues, o rock e o soul em letras que evocam paixão, coragem e empatia.
Em criança e com referências em artistas de jazz, decidiu começar a cantar e a ter aulas de canto. Ainda tendo sido encorajada a cantar ópera, devido à sua extensão vocal e à potência da sua voz, Sari registou o seu estilo nos blues, e em apenas 5 anos entrou no Hall of Fame dos Blues de Nova Iorque, o que lhe deu um grande reconhecimento a nível mundial.
Agora, com a sua banda The Engine Room, mostra-nos a sua mensagem de positivismo, esperança e inclusão através das suas músicas nesta tour The Future Starts Here.
ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA
01:30h
WEBSITE
DJ SÉRGIO FIGUEIREDO (POR)
“You can’t overdose on music” Cheers to that🍻
Sérgio Figueiredo, a paixão pela arte musical e o seu bom gosto, transformou-o em DJ de festivais e festas temáticas. Amante confesso de Blues/Rock, trás de volta os grandes êxitos do passado, assumindo o fascínio pelas remisturas da música eletrónica e transportando toda essa boa energia para o público.
PORTUGAL
03:15h